Quais são os objetivos do Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho?

 

Com a finalidade de subsidiar o Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Vermelho, o Projeto pretende elaborar o diagnóstico da UC e da região de entorno com o objetivo de propor o Zoneamento da Unidade de Conservação que inclui sua Zona de Amortecimento. Serão oferecidas recomendações mais específicas de planejamento às localidades vizinhas a Unidade de Conservação, com destaque para as situações que ameaçam a integridade do Parque.

Haverá a promoção de estudo detalhado com o objetivo de identificar o potencial ambiental e cultural da Unidade de Conservação e sua região de entorno.

Quanto às iniciativas abrangentes, serão realizados contatos com instituições e representantes da sociedade civil organizada ligadas a entidades comunitárias, igrejas, clubes de diferentes naturezas e outras que de alguma forma podem oferecer informações que auxiliem na elaboração do Diagnóstico e da proposta de Zoneamento.

Além das atividades relacionadas à criação e ao fortalecimento do Conselho Consultivo do PERV, as ações deste projeto, voltadas à elaboração da proposta de Zoneamento, deverão ocorrer mediante parceria com a FATMA – Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, possibilitando assim a incorporação deste componente final do projeto no processo de elaboração do Plano de Manejo.

Uma vez elaborada a referida proposta esta será submetida às comunidades do entorno do Parque conforme os procedimentos metodológicos previstos no projeto, adotando-se os critérios legais necessárias para o seu fomento nos limites das idéias que geraram este projeto. Além da recuperação da área de Pinus e da preservação dos remanescentes da Mata Atlântica [Restinga e Floresta Ombrófila Densa], as orientações produzidas pela atividade de planejamento poderão produzir efeitos positivos para a sustentabilidade ambiental, sócio-cultural, econômica e política da região de influência do Parque, através da utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento regional.